Ambiente estimulante para o seu bebê crescer e se desenvolver
Berçário
Objetivo
Oferecemos um ambiente seguro, afetivo e tranquilo para desenvolver potencialidades físicas e intelectuais dos bebês. As atividades de estimulação ocorrem durante a rotina do dia, integradas às necessidades de alimentação, higiene e repouso. O berçário tem como características principais a proximidade, o carinho e a proteção.
Nossa estrutura oferece sala de estimulação, solário, refeitório, fraldário e copa (lactário). Todos os ambientes são planejados para propiciar total bem-estar e aprendizado às crianças. O cuidado com a limpeza e desinfecção dos espaços é constante, para isso utilizamos técnicas específicas.
Currículo
Nossa proposta é fundamentada na liberdade de movimentos e possibilidades de escolhas. Acreditamos em um bebê ativo, com capacidade de construir suas próprias aprendizagens, por meios de ambientes que despertem a exploração, investigação e pesquisa.
Assim, o currículo do Berçário é contemplado pelas diversas áreas do conhecimento, Linguagem Oral e Escrita, Linguagem Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem Artística, Linguagem Musical, Movimento, Identidade e Autonomia, LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais e Língua Inglesa, aprimorando seus conhecimentos prévios e construindo novas aprendizagens através dos Projetos Pedagógicos, da ludicidade e da experimentação.
Assim, em todas as áreas, o papel do educador é estimular a reflexão e a consciência, através de experiências e do contato com o meio.
Projetos Pedagógicos
Ludicidade e Experimentação
A brincadeira e a experimentação estimulam o raciocínio, a coordenação motora, a competitividade e a cooperação. Impõem desafios e trabalham valores como ética e respeito ao outro. Criam repertório para lidar com situações variadas. Ensinam a respeitar regras e a negociar, a ganhar e a perder. Desempenham, enfim, um papel fundamental no desenvolvimento da criança.
Língua Inglesa
A aprendizagem de língua estrangeira é uma possibilidade de aumentar a percepção do aluno como ser humano e como cidadão. Tendo em conta a expansão da globalização, visa desenvolver habilidades comunicativas em função de sua especificidade e das condições existentes no contexto escolar.
Natureza e Sociedade
Através de vivências e experimentações, a criança desenvolve a percepção do meio em que vive e adquire conhecimento para desenvolver sua autonomia, assumindo suas responsabilidades e aprimorando o senso crítico.
Movimento
(Educação Psicomotora)
A proposta incorpora algumas produções da cultura corporal como jogos, dança, movimento, dando novos significados à cultura corporal humana. Nesta linguagem lúdica, procura-se encontrar em cada um de seus conteúdos, benefícios fisiológicos, psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura corporal. Visa particularmente o desenvolvimento das habilidades motoras e noções de lateralidade e equilíbrio, respeitando sempre, as perspectivas para cada faixa etária.
Linguagem Oral e Escrita
A interação da criança com o mundo ao seu redor está estritamente relacionada à sua capacidade de comunicação, por isso, a linguagem é tão intensamente trabalhada desde o Berçário. Aqui a criança tem contato com as mais variadas formas de expressão, exercitando suas habilidades de ouvir, compreender, imaginar, interpretar e exprimir seus pensamentos. Nós acreditamos e praticamos o manuseio de livros e a contação de histórias como parte fundamental da rotina desse ciclo.
LIBRAS
Língua Brasileira de Sinais
A introdução da Língua de Sinais no contexto escolar pode significar para crianças ouvintes oportunidades ímpares de aquisição de novos saberes, de valores imprescindíveis para a formação da sua identidade enquanto cidadãos, e, para as crianças com deficiência auditiva essas vivências podem representar a garantia de que o processo de ensino e aprendizagem transcorrerá de modo a lhes proporcionar aprendizagens significativas resultantes de ricas experiências com participação individual ou coletiva, constituindo-se enquanto elementos essenciais para o seu desenvolvimento pleno e, consequentemente, para a sua inclusão nos diversos espaços sociais.
Linguagem Musical
O despertar da musicalidade nas crianças através das canções simples como as de roda, canções de ninar, da hora do lanchinho, etc, em conjunto com instrumentos musicais apresentados esporadicamente, a fim de desenvolver o ritmo, a coordenação motora, conhecimento de novas palavras e códigos gestuais.
Linguagem Matemática
O aprimoramento do raciocínio lógico matemático se dá a partir de experiências do dia a dia. Utilizando atividades lúdicas (jogos e brincadeiras), as crianças podem estabelecer relações entre os diversos conceitos matemáticos.
Linguagem Artística
As experiências nas artes plásticas oferecem à criança a possibilidade de explorar e criar intimidade com os diversos materiais, descobrindo as expressivas possibilidades de ampliar o seu campo referencial. Dentro desta proposta a criança através da junção destes materiais criará composições, trabalho basicamente concentrado na leitura de imagens produzidas por elas mesmas (desenhos, colagens, recortes, pintura e etc). Em todo percurso as crianças serão estimuladas para que falem de suas criações e escutem as observações dos colegas, porque somente assim elas poderão reformular suas ideias, construindo novos conhecimentos, bem como, desenvolver o contato social com os demais.
Identidade e Autonomia
Alguns movimentos promovem a descoberta da Identidade da criança e, estes, são essenciais dentro da rotina escolar, espaço único da criança, no qual ela passa a compreender a sua função social - e a dos outros - nas diversas instituições (familiar, escolar), desenvolvendo seu senso crítico, o respeito ao próximo, a resiliência, a autonomia e o altruísmo.