Central de Atendimento
11 2737-4880
11 2062-9488
11 99148-9117
  • Facebook

Currículo

Para construir sua identidade, uma criança precisa se desenvolver física, psicológica, social e intelectualmente. Na Athena Escola, o currículo da Educação Infantil é contemplado pelas diversas àreas do conhecimento, Linguagem Oral e Escrita, Linguagem Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem Artística, Linguagem Musical, Educação Física e Língua Inglesa, aprimorando seus conhecimentos prévios e construindo novas aprendizagens através da Ludicidade e da experimentação.

Assim, em todas as àreas, o papel do educador é estimular a reflexão e a consciência, através de experiências e do contato com o meio.

Linguagem Oral e Escrita

A interação da criança com o mundo ao seu redor está estritamente relacionada à sua capacidade de comunicação, por isso, a linguagem é tão intensamente trabalhada na Educação Infantil. Aqui a criança tem contato com as mais variadas formas de expressão, exercitando suas habilidades de ouvir, compreender, imaginar, narrar, interpretar e exprimir seus pensamentos. Nós acreditamos e praticamos o manuseio de livros e a contação de histórias como parte fundamental da rotina desse ciclo.

Matemática

O aprimoramento do raciocínio lógico matemático se dá a partir de experiências do dia a dia. Utilizando atividades lúdicas (jogos e brincadeiras), as crianças podem estabelecer relações entre os diversos conceitos matemáticos, sequência lógica , tMnhoa e medidas e número e numeral, reconhecendo a função social dos números.

Natureza e Sociedade

Através de vivências e experimentações, a criança desenvolve a percepção do meio em que vive e adquire conhecimento para desenvolver sua autonomia, assumindo suas responsabilidades e aprimorando o senso crítico.

Linguagem Plástica
As experiências em artes plásticas oferecem à criança a possibilidade de explorar e criar intimidade com os diversos materiais, descobrindo as expressivas possibilidades de ampliar o seu campo referencial. Dentro desta proposta a criança através da junção destes materiais criará composições, trabalho basicamente concentrado na leitura de imagens produzidas por elas mesmas (desenhos, colagens, recortes, pintura, e etc). Em todo percurso as crianças serão estimuladas para que falem de suas criações e escutem as observações dos colegas, porque somente assim elas poderão reformular suas idéias, construindo novos conhecimentos, bem como, desenvolver o contato social com os demais.

Linguagem Musical
O despertar da musicalidade nas crianças através das canções simples como as de roda, canções de ninar, da hora do lanchinho, etc, em conjunto com instrumentos musicais (bandinha), a fim de desenvolver o ritmo, a coordenação motora, conhecimento de novas palavras e códigos gestuais.

Educação Física
A proposta incorpora algumas produções da cultura corporal como jogos, dança, movimento, dando novos significados à cultura corporal humana. Nesta linguagem lúdica, procura-se encontrar em cada um de seus conteúdos, benefícios fisiológicos, psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura corporal. Visa particularmente o desenvolvimento das habilidades motoras e noções de lateralidade e equilíbrio, respeitando sempre, as perspectivas para cada faixa etária.

Língua Inglesa

A aprendizagem de língua estrangeira é uma possibilidade de aumentar a percepção do aluno como ser humano e como cidadão. Tendo em conta a expansão da globalização, visa desenvolver habilidades comunicativas em função de sua especificidade e das condições existentes no contexto escolar.

Ludicidade e Experimentação

A brincadeira e a experimentação estimulam o raciocínio, a coordenação motora, a competitividade e a cooperação. Impõem desafios e trabalham valores como ética e respeito ao outro. Criam repertório para lidar com situações variadas. Ensinam a respeitar regras e a negociar, a ganhar e a perder. Desempenham, enfim, um papel fundamental no desenvolvimento da criança.