Central de Atendimento
11 2737-4880
11 2062-9488
11 99148-9117
  • Facebook

Proposta Pedagógica

A educação da primeira infância objetiva a construção da identidade e autonomia das crianças, por meio de uma proposta curricular que articula cuidados, brincadeiras e educação, propiciando aprendizagens significativas.

O trabalho pedagógico da Athena Escola é planejado com base nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil, que contém os conteúdos a serem desenvolvidos, pensando nas fases de desenvolvimento da criança, e respeitando a faixa etária.

Nossa prática educativa tem sido predominantemente norteada pelas reflexões e ensinamentos de Piaget, Vygotsky e Wallon – Sociointeracionista.

Nesta proposta, a criança, em seu cotidiano, atua como sujeito interativo na construção do seu saber, com seus amigos, com os adultos e com o seu meio, participa ativamente da sua formação e assim, enriquece suas vivências cognitiva, afetiva e social.

Sob essa concepção, a criança constrói seu conhecimento a partir de uma ação pedagógica lúdica, prazerosa e desafiadora, incentivando o gosto pelas descobertas e investigações e valorizando suas experiências individuais e coletivas. A Athena Escola procura desenvolver no aluno uma postura crítica, criativa, participativa e dialógica, através de jogos, brincadeiras e vivências que estimulam o interesse, o ato de pensar e a cooperação.

Dessa forma, o aluno é estimulado a descobrir, arriscar, rever e participar de atividades que construirão seu processo de conhecimento real, com vivências experimentadas no dia a dia da escola, que favorecem o desenvolvimento cognitivo e a formação social e pessoal da criança.

Para ampliar os conhecimentos infantis, as crianças participam de inúmeras experiências e atividades intencionalmente programadas:

· Exploram as potencialidades do próprio corpo por meio de diferentes brincadeiras;
· Desenvolvem a escuta e a oralidade, expressando ideias e sentimentos por meio de rodas de conversa e de leitura;
· Entram em contato com a linguagem escrita, participando de situações de leitura e escrita, conhecendo e explorando diferentes gêneros e portadores textuais;
· Ampliam o repertório cultural com diversas linguagens artísticas;
· Percebem-se como parte do mundo em que vivem, observando aspectos do meio natural e social e fazendo uso hábitos saudáveis de alimentação e higiene;
· Resolvem situações-problema, por meio de jogos e brincadeiras, explorando os conceitos da linguagem matemática.