Topo

img Educação Infantil

Objetivo:

A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança.

A brincadeira é a linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com o mundo. É no ato de brincar que a criança aprende, desenvolve a criatividade e são elaboradas e experimentadas situações de descoberta das relações humanas, de conhecimentos do mundo social e natural, da leitura e da escrita.

Nossa prioridade está na qualidade e segurança no atendimento aos alunos.

Dessa forma, na Educação Infantil, os alunos interagem e participam de atividades planejadas, desenvolvendo seu potencial de aprendizagem e sua capacidade de socialização em um ambiente organizado, acolhedor e pedagogicamente estimulante.

Currículo:

Para construir sua identidade, uma criança precisa se desenvolver física, psicológica, social e intelectualmente. Na Athena Escola, o currículo da Educação Infantil é contemplado pelas diversas áreas do conhecimento, Linguagem Oral e Escrita, Linguagem Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem Artística, Linguagem Musical, Movimento, Identidade e Autonomia, Libras e Língua Inglesa, aprimorando seus conhecimentos prévios e construindo novas aprendizagens através dos Projetos Pedagógicos, da ludicidade e da experimentação.

Assim, em todas as áreas, o papel do educador é estimular a reflexão e a consciência, através de experiências e do contato com o meio.

Turmas:

Mini Maternal
2 anos (completos até 31/03) / 3 anos (completos à partir de 01/04)

Maternal
3 anos (completos até 31/03) / 4 anos (completos à partir de 01/04)

Jardim I
4 anos (completos até 31/03) / 5 anos (completos à partir de 01/04)

Jardim II
5 anos (completos até 31/03) / 6 anos (completos à partir de 01/04)

img

Projetos Pedagógicos - Ludicidade e Experimentação

A brincadeira e a experimentação estimulam o raciocínio, a coordenação motora, a competitividade e a cooperação. Impõem desafios e trabalham valores como ética e respeito ao outro. Criam repertório para lidar com situações variadas. Ensinam a respeitar regras e a negociar, a ganhar e a perder. Desempenham, enfim, um papel fundamental no desenvolvimento da criança.

img

Linguagem Oral e Escrita

A interação da criança com o mundo ao seu redor está estritamente relacionada à sua capacidade de comunicação, por isso, a linguagem é tão intensamente trabalhada na Educação Infantil. Aqui a criança tem contato com as mais variadas formas de expressão, exercitando suas habilidades de ouvir, compreender, imaginar, narrar, interpretar e exprimir seus pensamentos. Nós acreditamos e praticamos o manuseio de livros e a contação de histórias como parte fundamental da rotina desse ciclo.

img

Linguagem Matemática

O aprimoramento do raciocínio lógico matemático se dá a partir de experiências do dia a dia. Utilizando atividades lúdicas (jogos e brincadeiras), as crianças podem estabelecer relações entre os diversos conceitos matemáticos, sequência lógica, tamanhos e medidas e número e numeral, reconhecendo a função social dos números.

img

Língua Inglesa

A aprendizagem de língua estrangeira é uma possibilidade de aumentar a percepção do aluno como ser humano e como cidadão. Tendo em conta a expansão da globalização, visa desenvolver habilidades comunicativas em função de sua especificidade e das condições existentes no contexto escolar.

img

LIBRAS
Língua Brasileira de Sinais

A introdução da Língua de Sinais no contexto escolar pode significar para crianças ouvintes oportunidades ímpares de aquisição de novos saberes, de valores imprescindíveis para a formação da sua identidade enquanto cidadãos, e, para as crianças com deficiência auditiva essas vivências podem representar a garantia de que o processo de ensino e aprendizagem transcorrerá de modo a lhes proporcionar aprendizagens significativas resultantes de ricas experiências com participação individual ou coletiva, constituindo-se enquanto elementos essenciais para o seu desenvolvimento pleno e, consequentemente, para a sua inclusão nos diversos espaços sociais.

img

Natureza e Sociedade

Através de vivências e experimentações, a criança desenvolve a percepção do meio em que vive e adquire conhecimento para desenvolver sua autonomia, assumindo suas responsabilidades e aprimorando o senso crítico.

img

Linguagem Artística

As experiências nas artes plásticas oferecem à criança a possibilidade de explorar e criar intimidade com os diversos materiais, descobrindo as expressivas possibilidades de ampliar o seu campo referencial. Dentro desta proposta a criança através da junção destes materiais criará composições, trabalho basicamente concentrado na leitura de imagens produzidas por elas mesmas (desenhos, colagens, recortes, pintura e etc). Em todo percurso as crianças serão estimuladas para que falem de suas criações e escutem as observações dos colegas, porque somente assim elas poderão reformular suas idéias, construindo novos conhecimentos, bem como, desenvolver o contato social com os demais.

Vivenciar também os demais formatos artísticos, através de dramatizações de histórias, ampliam o senso crítico e apuram a sensibilidade necessária para as demais áreas de conhecimento.

img

Linguagem Musical

O despertar da musicalidade nas crianças através das canções simples como as de roda, canções de ninar, da hora do lanchinho, etc, em conjunto com instrumentos musicais apresentados esporadicamente, a fim de desenvolver o ritmo, a coordenação motora, conhecimento de novas palavras e códigos gestuais.

img

Movimento
(Educação Psicomotora)

A proposta incorpora algumas produções da cultura corporal como jogos, dança, movimento, dando novos significados à cultura corporal humana. Nesta linguagem lúdica, procura-se encontrar em cada um de seus conteúdos, benefícios fisiológicos, psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura corporal. Visa particularmente o desenvolvimento das habilidades motoras e noções de lateralidade e equilíbrio, respeitando sempre, as perspectivas para cada faixa etária.

img

Identidade e Autonomia

Alguns movimentos promovem a descoberta da Identidade da criança e, estes, são essenciais dentro da rotina escolar, espaço único da criança, no qual ela passa a compreender a sua função social - e a dos outros - nas diversas instituições (familiar, escolar), desenvolvendo seu senso crítico, o respeito ao próximo, a resiliência, a autonomia e o altruísmo.

img Atividades Extracurriculares

Ballet - Brilho Ballet Escola de Dança
Professora Gislaine Costa

Desde 1997 a dança foi incluída nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e ganhou reconhecimento nacional como forma de conhecimento a ser trabalhado na escola.

O ballet é uma das diversas maneiras de se trabalhar a dança na escola, principalmente para a educação infantil, sendo esta uma forma de interação e expressão tanto individual quanto coletiva em que o aluno exercita a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade. É também uma fonte de comunicação e de criação informada nas culturas.

Como atividade lúdica, o ballet na educação escolar propicia o autoconhecimento, o conhecimento do outro, bem como a expressão e a comunicação, através de diálogos verbais e corporais. Estimula vivências da corporeidade, incentivando a expressividade; proporciona relacionamentos estéticos com outras pessoas e com o mundo, promovidos pelo fazer artístico. Sensibiliza as crianças, contribuindo para que elas tenham uma educação estética e estimula relações mais equilibradas e harmoniosas ante o mundo, desenvolvendo a apreciação da dança.

Com base no programa de ensino o Pre-School Dance Curriculum (Currículo de Dança na Pré-Escola), focado no público infantil elaborado pela Royal Academy of Dance, uma das mais influentes organizações de ensino e exames especializados em ballet clássico do mundo. Este programa desenvolve competências motoras básicas, sensibilização musical, expressão e criatividade, através de interpretações livres, atividades lúdicas e exercícios relacionados aos movimentos naturais contidos nas brincadeiras, no dia-a-dia e na imaginação das crianças. As aulas temáticas estimulam a participação da turma, permitindo o aprimoramento no enfoque e na autoconfiança preparando os alunos aos níveis mais avançados.

Judô - Academia Kanayama
Professor Edu Kanayama

O Judô é um esporte e ferramenta educacional motora que na idade pré-escolar é aplicado de forma lúdica e recreativa, proporcionando a possibilidade de vivências importantes para o progresso do desenvolvimento da criança e favorecendo um aprender mais autêntico e significativo, que acompanha o processo contínuo de alterações do controle motor, cognitivo, afetivo e social da criança.

A iniciação no Judô, através de atividades físicas lúdicas variadas que respeitam as faixas etárias específicas, enfoca e estimula o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, ou seja, os movimentos naturais, possibilitando a progressão da criança em relação ao seu desenvolvimento.

Por conter fortes valores éticos, o Judô proporciona ainda uma vivência com regras e disciplina, respeito e autoconhecimento que, mesmo nas idades mais tenras, ajudam a desenvolver princípios morais e atitudes positivas nas crianças.

As aulas de Judô trabalham:

  • - Conscientização das Capacidades, Superação das Limitações, Raciocínio Rápido;
  • - Controle Muscular e Postural, Coordenação Motora e Equilíbrio;
  • - Desenvolvimento do Sistema Cardiorrespiratório;
  • - Princípios Morais e Disciplinares, Conduta Coletiva.

Circo - Trupe Circo Stripulia
Educadores - Daniela Soares e Caio

As artes circenses trazem consigo a questão da representatividade, do lúdico e do desafio a quem pratica, seja por lazer ou aperfeiçoamento profissional.

Através da ludicidade do circo, a imaginação, o brincar e os desafios são despertados na criança, mostrando que as diferenças de todas as pessoas, povos e linguagem (corporal, musical, plástica e oral) devem ser respeitados, dessa forma a criança expressa suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos de forma construtiva e avança no seu processo de aprendizagem.

A base é o brincar incentivando a criatividade ao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar direcionado, a criança estará potencializando as áreas do conhecimento, estimulará a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, desta forma a criança desenvolverá seu aspecto físico, social, intelectual e emocional, desenvolvendo-se integralmente.

Artes circenses a serem exploradas nas aulas: trapézio, tecidos acrobático, lira, mini trampolim, acrobacias de solo, pirâmides e malabares, mímica, teatro e expressões.

Informações de Contato


Tel.: (11) 2062-9488

Tel.: (11) 2737-4880

Cel.: (11) 99148-9117

Cel.: (11) 98800-9266

E-mail: secretaria@athenaescola.com.br

End.: Rua Agostinho Gomes, 556/562 - Ipiranga - SP

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta: 7h às 19h

Sábado, Domingos e Feriados: Fechado

Mapa